O que é o Perfeccionismo?

Ser perfeccionista é ter a convicção emocional errônea de que a perfeição é o único caminho para a aceitação pessoal. É a certeza de que somente seremos aceitos como pessoas se formos perfeitos.

Tentar ser perfeito é uma maneira de se proteger das criticas, da rejeição e desaprovação do mundo.

A vida de um perfeccionista é estruturada frequentemente por uma lista infinita de “eu deveria”. Há regras bem rígidas de como suas vidas devem ser conduzidas. É através desta ênfase no “deveria” que a pessoa passa a controlar sua vida por meio de regras, ao invés de perceber o que realmente gosta ou deseja fazer.

Segue uma lista das principais características (sentimentos, pensamentos) de uma pessoa perfeccionista.

– Medo de errar. Errar significa ser rejeitado e sofrer desaprovação. Isto pode trazer a sensação de incompetência.

– Pensamento definitivo. Acredita frequentemente que é “sem valor” se suas realizações não forem perfeitas. O perfeccionista tem dificuldade de enxergar as situações em perspectiva. Por exemplo: um estudante que receba uma nota “B” ao invés de uma nota “A” pode acreditar: “Eu falhei” (o que se reflete em: “eu sou uma falha total”).

– Dá importância exagerada a tudo e nunca se sente satisfeito. Sempre fica com a sensação de que poderia ter feito ainda melhor ou acha que nunca consegue fazer o seu melhor.

– Apresenta uma formação rígida que o impede de adaptar-se a diferentes situações e pessoas.

– Grande dificuldade em lidar com frustrações. Este sentimento pode causar tristeza agressividade, culpa e raiva.

– Geralmente é muito exigente com as pessoas e se cobra muito.

– Evita novos desafios quando existe a possibilidade de não dar certo. E posteriormente vem a frustração de não ter feito/tentado.

– Se priva de novas experiências e se isola das pessoas.

– No trabalho é eficiente e responsável, mas poucas pessoas sabem o quanto a pessoa sofre devido a esta cobrança e rigidez que impõe a si mesma.

– Se importa demais com a opinião dos outros.

– É detalhista e gosta das coisas bem-feitas.

– Tenta controlar tudo a sua volta e deixar tudo sempre em ordem.

– Repara em tudo, acha defeito/problema em tudo que analisa.

– Lida constantemente com um jogo de pensamentos e de comportamentos de auto-derrota, visando alcançar objetivos não realistas e excessivamente elevados.

– Auto-sabotagem: o medo intenso de qualquer coisa, como o medo de errar, acaba fazendo com que esta situação aconteça, pois a própria pessoa tenta, de uma forma inconsciente, acabar com a ansiedade do erro e provoca aquilo que mais temia.

– E por último: segundo minha psicóloga (eu faço terapia), o perfeccionismo vem dos nossos pais e da forma como fomos criados/educados por eles. Se você ainda estiver em dúvida sobre o seu perfeccionismo, basta fazer uma análise de seu pai e sua mãe. Eu garanto que um dois dois também é um perfeccionista.

Mais neste post:

“Conheci seu blog sobre o perfeccionismo e estou me sentindo mal”

http://umaestrelacaiu.wordpress.com/2014/02/19/conheci-seu-blog-sobre-o-perfeccionismo-e-estou-me-sentindo-mal/

 

Anúncios

45 comentários em “O que é o Perfeccionismo?

    1. Calma! A única coisa que precisa fazer é esquecer e superar toda essa dor com a ajuda do tempo, ninguém é perfeito, é cometendo-se erros que aprendemos a vencer na vida, deixe a natureza seguir com seu projeto a caminho, o mais importante é apender a gostar de nós mesmos como somos e aprender a nos aceitar!

    2. A Bíblia nos ensina em Mateus cap 7 verso 12 que tudo que desejam para seu próximo , deseja para você primeiramente.

  1. Eu sou perfeccionista e culpo todos a minha volta por não serem,minhas desculpas sinceras.

    1. Oi Anselmo, tudo bom?

      Será que esta culpa que você atribui aos outros, lá no fundo, não é a culpa de si mesmo por não ser tão perfeito o quanto gostaria de ser?

    1. oi Denise!

      Sim, eu já pensei como você. Na cabeça de um perfeccionista, achamos que os outros tbm querem ser perfeitos e não cometer falhas, daí, ficamos muito frustrados quando percebemos que há muitas pessoas diferentes da gente né?

      bj
      Carol

      1. frustrados ou surpresos? Eu fico bastante surpreso! Fico tipo …. wow… como se não acreditasse que existissem pessoas que não são como eu. Acho que revela uma grande faceta do meu egocentrismo. Que na minha interpretação é a raiz do perfeccionismo, dos medos irracionais e de muitos mais abundantes e variados assuntos

  2. Eu sou jovem e tenho alguns traços de perfeccionismo, lendo seu post me senti super mal, e na maioria dos sentimentos que um perfeccionista pode ter eu já tive, comecei a estudar sobre o mesmo e achei super legal, acho que eu estou em um nivel de 35% de perfeccionismo.

    1. Olá Luiz, tudo bem?

      Antes de mais nada, saiba que é normal ser perfeccionista. Não fique mal por causa disso. O mais difícil você já conseguiu: identificar suas emoções e sentimentos. Agora, é continuar com o auto-conhecimento para descobrir, por qual motivo você precisa tanto da aprovação dos outros.

      abraço
      Carol

  3. Sofro disso.Me isolo de todos porque tenho medo de não ser perfeita o suficiente para alguém.Sou do tipo que se pergunta “pq alguém gostaria de mim?” “porque alguém me amaria?” “porque alguém iria querer ser meu amigo” ou até “porque alguém me contrataria?”. Penso assim pq não me acho boa o suficiente para nada,então eu fujo.Eu não aceito o fato de que eu não sou perfeita.Ninguém é.E nunca vou ser.

    Mas vai tentar me entender.Eu sei disso mas não aceito.Sou muito triste!

    1. Olá, tudo bem?
      O que você acha de procurar uma terapia? conversar com um psicologo me ajudou muito, viu. Foi o começo de um grande questionamento.
      Vou escrever sobre estes seus questionamentos em meu outro blog. Ok?

      bjs e boa semana

    2. buscar ser perfeito não é nenhum defeito. o problema esta quando vc quer que o outros sejam perfeitos. não busque ser o melhor mas fazer o seu melhor e fazer o seu melhor é esvaziar-se de si e encher-se de Cristo porque? ¨não mais eu mas Cristo vive em mim¨

  4. Sou uma perfeccionista e me sinto deprimida cobro mt do meu namorado mts ate brigamos…cm eu lido cm isso? ? isso eh uma doenca???

    1. oi Deusilene

      Não chega a ser uma doença. Recomendo que você faça terapia. Procure um psicologo em sua cidade.

      Lidar com o perfeccionismo: tenha paciencia, não seja controladora, aceite que não existe perfeccionismo e aprenda a lidar com frustrações.
      bjs

    2. buscar ser perfeito não é nenhum defeito. o problema esta quando vc quer que o outros sejam perfeitos. não busque ser o melhor mas fazer o seu melhor e fazer o seu melhor é esvaziar-se de si e encher-se de Cristo porque? ¨não mais eu mas Cristo vive em mim¨

    1. oi Tainara, tudo bom?

      O que vc acha que mostrar meu blog para seu namorado?
      hum, ele tem consciência que é perfeccionista? reconhecer é o primeiro passo para a mudança

      vamos conversando. Bjs

  5. Oi Carolina!
    Um ótimo blog!!!!
    Lendo suas postagens, percebi que infelizmente me identifico muito com essas características citadas..Que chato sentir tudo isso….É péssimo…

    Isso reflete inclusive nos meus relacionamentos amorosos, pois esse sentimento perfeccionista me traz medo de entrar numa relação com medo de me decepcionar e não conseguir o esperado ou não conseguir ser aquilo que a pessoa espera de mim…Isso me deixa muito mal…

    Enfim, é algo muito chato você ser muito detalhista, visto que não existe ninguém perfeito. ..

    Um grande abraço! !!!

    1. Olá Rodrigo, boa tarde. Desculpe pela demora!. Pois é, aqui é um espaço onde todo mundo se entende. Acho que se vc conversar com sua namorada, talvez encontre uma forma de lidar melhor com seus medos e inseguranças. E isso é a coisa mais normal do mundo, viu. Todo mundo passa por isso. Aos poucos, com experiencias e maturidade, vamos vencendo o perfeccionismo. Abs e Boa sorte! =)

  6. Odeio ser perfeccionista eu gosto de anime e estou aprendendo a pintar mangá no computador mas sempre que eu cometo um erro muito pequeno eu sinto que estraguei tudo e começo tudo de novo

  7. Eu tenho uma infeliz tendência à autossabotagem. Não sei se provocado pelo que você expôs no seu texto… Não sei se é por causa da exaustão provocada pelo meu perfeccionismo… Provavelmente uma soma dos dois fatores.

    Minhas exigências são tão altas que eu quase apaguei meu comentário, para reescrever tudo de novo. Eu reescreveria várias vezes até que chegaria um momento que eu iria desistir, por não conseguir escrever algo bom o suficiente. Isso acontece com frequência comigo, mesmo na internet, mesmo atrás de um pseudônimo…

    Para desafiar meu perfeccionismo, estou postando o que eu escrever sem apagar nada. Nenhuma vez. Já encontrei erros de português mas… Vai assim mesmo.

  8. Eu gosto de ser perfeccionista e não consiguirei ser feliz sem atingir a perfeição, por isso não quero me livrar dela, mas me sinto tão longe dela e isso é o que mais me irrita nessa vida. Eu fico calma quando consigo controlar as coisas do meio jeito e organizar da minha forma, mas nunca dura muito por intervenções externas.

  9. Eu não imaginava que o perfeccionismo fosse algo vil, mas na verdade eu não conhecia o significado de ser um perfeccionista … Obrigado por esclarecer o real significado de ser perfeccionista

  10. Oi Carolina,
    Fiquei triste e alegre ao mesmo tempo, pois descobri que sou perfeccionista, mas quem não é, cada um no seu quadrado, e o meu graças a Deus está na medida, obrigada pelos esclarecimentos, vou me policiar,abraços,
    Adelma

  11. Tenho uma mania horrível de sempre me achar culpada quando algo não sai como exatamente eu esperava,e acabo ficando decepcionada…

  12. Acho que sou uma perfeccionista em grau 100%, nem eu mesma me suporto mais, julgo a tudo e a todos o tempo inteiro, a ponto de estar fisicamente mas não estar mentalmente em encontros familiares, jantarés etc…
    Me pego as vezes pensando como fulano poderia ter uma vida diferente se mudasse algumas atitudes, nada nem ninguém escapa, da minha mente pensante.
    Costumo hajir como se eu fosse perfeita, e o pior de tudo sei que não sou, as vezes tenho a sensação que sou incapaz de ter sentimentos, ou que eles foram se perdendo, apesar de estar sempre querendo agradar a todos, pareço não estar vivendo naturalmente as situações como as outras pessoas, é como se tivesse meu próprio mundo.
    Sou casada e tenho períodos de muitas brigas devido às minha críticas constantes e minhas mudanças de humor repentinas, já tentei fazer terapia mas achei que não iria adiantar nada, tento mudar e me controlar e quase nunca consigo e aí vem a frustração.

  13. Oiiii….Eu sou uma perfeccionista , em tudo que faço e está em minha volta, gosto de tudo bem feito e cobro muito a mim e aos que estão em minha volta; As vezes me acho muito irritante com as pessoas por que eu cobro muito principalmente com meus colegas de trabalho, mais que os gerentes, as vezes eles até coloca eu pra ensinar para os que chegam .Mas sinceramente eu tenho todos esse defeitos que estão aí me sinto assim do mesmo jeito que está escrito , me Isolo das pessoas as vezes não sou feliz me acho em capaz de tudo etc…..

  14. Ser perfeccionista é horrível. O perfeccionismo consome todas as minhas forças, e toda essa ansiedade não me deixa dormir mais. Penso fazer terapia mas não encontro ninguém que considere bom o bastante, pode ser perfeccionismo até nessa parte. Misericórdia!

  15. Há muitos anos carrego esse sentimento angustiante comigo. E isso, me custou o surgimento de uma doença terrivelmente dolorida e crônica, e q não tem cura pela medicina. Faço terapia. Não estou conseguindo superar. Tudo o q eu mais gostaria é de uma libertação total. Ser leve e me sentir feliz.

  16. Eu sou perfeccionista e ñ sei mais oque fazer agora sempre que jogo futebol qualquer coisa de errado que eu faço já me acho um lixo e fico com medo de erra

  17. Oi boa tarde!!
    Eu sofro de transtorno bipolar e sou perfeccionista , e o sintoma mais comum é o medo principalmente o medo das pessoas..
    Eu não aguento mais isso 😦

    1. Oi Monique, tudo bom? Olha, eu acredito que se buscar ajuda com uma psicóloga, isso vai melhorar. Existem remédios muito bons no mercado. Eu digo isso por experiencia. Minha mãe foi diagnosticada com transtorno bipolar. Tomou remédio e conseguiu seguiu a vida. Consulte um bom profissional! estarei torcendo por você . 🙂

  18. Oiiii….Eu sou uma perfeccionista , em tudo que faço e está em minha volta, gosto de tudo bem feito e cobro muito a mim e aos que estão em minha volta; As vezes me acho muito irritante com as pessoas por que eu cobro muito principalmente com meus colegas de trabalho, mais que os gerentes, as vezes eles até coloca eu pra ensinar para os que chegam .Mas sinceramente eu tenho todos esse defeitos que estão aí me sinto assim do mesmo jeito que está escrito , me Isolo das pessoas as vezes não sou feliz me acho em capaz de tudo etc…

    faço dessas palavras as minhas..

  19. Descobri hj na terapia o que é ser perfeccionista, eu imaginava que era só perfeição na organização, deixar tudo em ordem, bonito…mas não! Tenho essa dificuldade em lidar com frustrações…como é ruim.

  20. Cheguei agora, por acaso, ao Blog enquanto procurava um bom texto sobre perfeccionismo. Custei a me enxergar plenamente como uma perfeccionista pois apenas desconfiava disso…que sofrimento, é cruel! O sentimento de culpa característico é uma tortura! Muito bom texto e uma ótima iniciativa a intenção do Blog, é bem melhor sentir que não estamos sós com esse problema. Á todos nós desejo progresso no desafio de superarmos o perfeccionismo, e uma vida mais feliz!

  21. Ola, estou com Uma mistura de sentimentos, felicidade, medo, surpresa, tristesa… Dificil descrever!! Estou lendo alguns websites sobre perfeccionismo e bate 90% dos sintomas, EU acho qué o meu é o nivel hard! Do Tipo de nada estar BOM nunca, de guarda rancor e magoa das pessoas!! Me afastei da Minha familia e estou prestes a me separar da Minha esposa, porqué não consigo perdor situações do passado, coisa qué Aconteceu a 3 ou 4 Anos atrás, e sempre acho um defeito nela, as vezes penso qué ela não é boa o suficiente pra mim, e as vezes qué EU não sou o suficiente pra ela… Estou em constante busca da felicidade e Uma insatisfação eternal, nos meus ultimos trabalha sai Dr todos com a sensação Dr não Ter sido descoberto! Tenho varias idéias mais nunca as coloco em pratica por Ter medo de errar e quando começo desisto no’s primeiros obstaculos! Não gosto de critica e confronto com outras pessoas… Enfim começei a ir em Uma piscologa a 2 semanas atrás pq sofro de stress e ansiedade a algum tempo é fui procurar ajuda mas ela n tinha entrado no mérito do perfecionismo ainda!! Como qué faço pra melhor eases sintomas?? Obrigado desde já

    1. Olá!. Primeiro você precisa entender que precisamos de tempo. A terapia vai te ajudar muito, mas infelizmente não conseguimos uma mudança rápida.
      Você está no caminho certo. Invista na terapia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s